Foram encontrados problemas em Grajaú, Sítio Novo, Viana e Timon. Fiscalização é realizada pelo Ministério Público e Controladoria Geral.
do G 1
prefeitos das cidades envolvidas (foto:blog do Minard) |
O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e a Controladoria Geral da
União (CGU) detectaram irregularidades no transporte escolar de
municípios maranhenses durante a segunda fase da "Operação Pau de
Arara", realizada nesta quarta-feira (2) nas cidades de Grajaú, Sítio
Novo, Viana e Timon (veja a reportagem completa no vídeo).
A operação fiscalizou as condições dos veículos, a qualidade dos
serviços, o cumprimento das rotas e as despesas executadas. As quatro
cidades receberam, juntas, mais R$ 25,8 milhões. Grajaú recebeu R$ 13.123.000,00; Sítio Novo, R$ 2.685.000,00; Timon, R$ 7.072.000,00; e Viana, R$ 3.000.000,00.
O que se encontrou foi uma situação bastante preocupante, bastante
ruim. Pra citar um exemplo bem claro pra vocês, nós encontramos locação
em massa de veículos do tipo D-20 convertidos em paus-de-arara. Segundo
as consultas, o último ano que se fabricou D-20 foi 1997, então, são
veículos que já estão em estado avançado deterioração, além de não serem
adequados ao transporte", explicou a auditora da CGU, Leilane da Silva.
"Para 2016, nossa proposta é levar esta ação para todos os municípios
do Estado do Maranhão. Onde o Ministério Público detectar dificuldades,
irregularidades com relação á oferta de transporte escolar, vamos entrar
com essas ações, com essas medidas, no sentido de melhorar o
transporte", explica o promotor da Educação, Paulo Avelar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário