quarta-feira, 29 de agosto de 2018

PINHEIRO: E TOME TRABALHO! A TODO VAPOR PREFEITURA MUNICIPAL INTENSIFICA SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS VICINAIS DA ZONA RURAL

Trabalhos em Pinheiro-MA
Os trabalhos de recuperação das estradas da Região da Chapada, a 35 km da cidade de Pinheiro, já começaram, a terraplanagem já está em andamento.
Os serviços começaram pelos povoados Viveiro da Chapada, São Paulo da Chapada, Campo Novo e Buriti, e por esses locais os trabalhos já foram concluídos, um total de mais de 15 km de estradas recuperadas pela prefeitura.

‘’ Uma média de 15 km já forma feitos os melhoramentos, estamos concluindo com piçarra os pontos mais críticos e temos mais ou menos 18 km para serem feitos’’, disse o encarregado da obra, Silva.
’Aqui a dificuldade era grande, ônibus para passar aqui era maior dificuldade, atolava e a população tinha que empurrá-lo para poder subir na estrada, e hoje o trabalho chegou e vai melhorar’’, disse Ângelo de Jesus, morador do povoado Viveiro.

Com essa dedicação e atenção por parte da prefeitura, os moradores se sentem devidamente representados e que as melhorias que eles esperam ainda vão chegar com mais intensidade.


BOM JARDIM: Caema é condenada pela Justiça do Maranhão por cobrança indevida sem uso de hidrômetros

Sem hidrômetros instalados, de acordo com o Ministério Público, a Caema cobrava dos moradores de Bom Jardim por estimativa.

CAEMA  faz cobranças indevidas em Bom Jardim-MA
A Justiça do Maranhão condenou a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) a devolver todo valor cobrado por estimativa a consumidores de Bom Jardim, distante 285 km de São Luís. O juiz Bruno Barbosa Pinheiro determinou ainda que a companhia cobre a taxa mínima dos imóveis até que o hidrômetro seja instalado. A decisão se deu após Ação Civil Pública proposta pela Promotoria de Justiça de Bom Jardim, em abril de 2017. O G1 entrou em contato com a Caema e aguarda a resposta sobre o assunto.

De acordo com o Ministério Público, a Caema cobrava dos moradores de Bom Jardim por estimativa, que é quando a conta é determinada, por exemplo, pelo endereço do domicílio, e isso costuma fazer com que cobranças abusivas sejam feitas, segundo o próprio MP.

Em nota, a Caema diz que "todo o processo está sendo devidamente tratado pelo setor responsável da empresa e aguarda decisão definitiva da autoridade competente".

“Isso gera taxação absurda, pois a partir de 50 metros quadrados de área a pessoa já paga acima da taxa mínima que é o consumo destinado a quem utiliza até 10 mil litros de água por mês. Essa taxação promove injustiças sociais tremendas, pois desestimula o consumo moderado de água e faz com que pessoas que consumam pouco paguem altas taxas por ter casas com área acima do mínimo estipulado pela Caema”, disse o promotor Fábio Santos de Oliveira.

Aproveitando o processo, o juiz ratificou liminar que não permite mais que a Caema cobre por estimativa. Em caso de descumprimento, a companhia pagará multa diária de R$ 2 mil até o máximo de R$ 3 milhões.

Nota da Caema

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que tem cumprido as determinações, mediante a prestação de melhorias nos serviços de abastecimento no município. Com o objetivo de ofertar e ampliar o acesso à água de qualidade à população, a Companhia não tem medido esforços para otimizar os serviços e diminuir o déficit de residências sem água encanada. Entre os investimentos que vêm sendo realizados, estão as obras de implantação de rede, fator que está mudando a antiga realidade da falta de água potável em Bom Jardim.

Reitera ainda que, embora simples, a operação para envio de vazão de água por si só, representa custos reais e igualmente elevados. Quanto à determinação de natureza jurídica, a Caema esclarece que todo o processo está sendo devidamente tratado pelo setor responsável da empresa e aguarda decisão definitiva da autoridade competente.

Por G1 Maranhão, São Luís, MA
 

Gov. Newton Bello: Festa Tradicional do Povoado União foi um verdadeiro record de publico e sucesso total

Assista o vídeo

A tradicional festa do povoado União realizada neste ultimo sábado 25 de agosto foi um sucesso.

Sobe a organização de Valmir e Lázaro que a dois anos fazem realização do evento, a festa levou uma multidão da sede e da zona rural da cidade de Gov. Newton Bello e Cidades vizinhas ao povoado União para mais uma vez curtirem e se divertirem nesta tradicional festa que a mais de 25 anos acontece na localidade, e já se tornou a maior e mais tradicional festa do interior do município de Gov. Newton Bello-MA. 

Esta foi a 2º edição no novo Club Academia do Chopp que desde 2017 passou a ser o club oficial do evento no povoado. O público curtiu durante o dia uma bela programação com torneios de Futebol masculinos e femininos, e muito churrasco e festa com DJ Wilmar Ramalho e Carretinha TOP. 

A noite o evento teve lotação e recorde de publico como sempre vem acontecendo a cada ano que passa, e os brincantes curtiram pra valer até as 05 da manha com o som da Banda Forró do Gueto que fez o pré show e abertura do evento,  e logo Após foi a vez da principal atração que foi a Banda Beijo de Menina uma das maiores bandas do Maranhão na região Alto turi e toda BR 316 que estava completa com toda sua estrutura e contagiou a todos os foliões até altas horas com seu ótimo repertório. 

Em destaque ao Blog do Bruno Marques os organizadores Lázaro e Valmir da União destacaram que "Organizamos tudo para que fosse uma ótima festa que agradasse todos os brincantes a qual agradecemos muito pela presença de todos e sem eles a festa não seria tão bonita e maravilhosa, também agradecemos a todos que contribuíram e nos patrocinaram para que conseguíssemos realizar mais uma Edição da União Fest, estamos muito feliz e conseguimos alcançar nossos objetivos, obrigado a todos e ano que vem podem esperar que iremos trabalhar para que a festa seja ainda maior como sempre fazemos para esse maravilhoso publico porque a tradição não pode acabar". Declarou a organização.